domingo, 15 de março de 2009

Aplicando Trote

10 Eu e os calouros

Bom, eu sempre encarei o trote como uma brincadeira, e como toda brincadeira é preciso de duas coisas básicas:

1- Gente QUERENDO brincar

2- SABER brincar.

Por ter passado pela experiência recentemente(tomando trote), e agora semana retrasada estando do outro lado (dando trote) eu posso afirmar: O trote PODE ser uma brincadeira saudável.

Pra isso é só preciso ter um pouco de noção, se os calouros vão correr de elefantinho debaixo do sol rachando, pelo menos traga água pra eles também. Evitar trazer coisas que possam dar alergia, um papel pra se alguma coisa cai no olho. Guardar coisas como documentos. Etc etc.

É preciso também que os calouros estejam dispostos a entrar na brincadeira, e fazer o que os “veteranos” pedem. Ninguem é obrigado a nada, mas se é pra brincar é legal brincar direito, se não é melhor nem ir.

Eu sinceramente acho que o trote deve continuar, antes de ser um ato “ato pré historico que continua até hoje” ele é também uma tradição e tradições devem ser preservadas, oras! =D

Por trás da sujeira, das roupas cortadas, e da “esmolação” na rua existe todo um valor simbólico que não deveria ser perdido. Significa a conquista de passar no vestibular e iniciar uma nova “etapa” da vida, além de ser um momento de integração que cria laços entre os calouros que demorariam muito mais tempo sem ele. Além disso no meu curso o dinheiro arrecadado, não serve só pra financiar os veteranos, mas uma festa que serve pra integrar a faculdade TODA uma vez por semestre (incuindo os calouros).

A mídia e o senado com certeza tem mais com o que se preocupar do que com isso, mas todo ano é a mesma coisa, e isso com certeza tira o foco de outras atividades DELES que não querem que saibamos.

Bom, vamos ao relato da minha experiência de veterano: Estar do outro lado é muito bom! hehehe. Planejar os tituos dos calouros, poder gritar e pedir pros calouros fazerem as coisas é impagavel (e era tudo o que eu pensava enquanto tomava trote meses atrás).

O que atrapalhou foi o sol de quase 40 graus que fez com que os veteranos praticamente tomassem trote juntos (meu curso é noturno, mas os calouros tinham aula 1 hora da tarde, o que obrigou o trote ser nesse horário), tudo claro foi amenizado, pela idéia GENIAL de trazer umabag com latinhas de skol geladas pra irmos tomando no percurso.

Depois de gritar com, e sujar bastante os calouros, liberamos eles nas ruas e fomos pro bar, onde ficamos esperando eles voltarem com o dinheiro até 8 da noite.

O pronto alto da trote mesmo foi a guerra de “hinos” da Engenharia X comunicação, quando o beco onde fica o bar (do beco hehe) foi invadido pelos “NERDS” da engenharia. Eram uns quase 150 veteranos da engenaria contra pouco mais de 30 da comunicação, foi tipo 300 de Esparta, mas vencemos no grito e eles resolveram sair de lá. Foi definitivamente um dia muito legal.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, foi legal mesmo!

    a parte do duelo de gritos foi massa; definitivamente entrou pra história! :D

    :*

    ResponderExcluir
  3. Olá!! tenho 24 anos, moro em Ouro branco,e hj...pesquisando no google...achei sua foto em um comentário...por ser de Jf, cidade que já morei e que modéstia parte adoro!!!clikei e descobri seu blog... parabens por suas aventuras que são gostosas de ler,e pelo blog tbm.... beijo!!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2009 Loucamente Normal All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive Supported by Blogger Templates.